10 dicas que você precisa saber para cuidar de suas semijoias...

Veja abaixo algumas dicas

Até as melhores semi-jóias perdem o brilho com o tempo. Anote essas dicas importantes para cuidar de suas joias para que elas mantenham seu brilho para sempre.

 

Palavra(s)-chave: Semijoias; cuidados

A joia é um dos nossos acessórios mais queridos. É sentimental, atraente e tem o poder de elevar qualquer roupa do blah às estrelas. Mas mesmo as joias mais duráveis ​​precisam de carinho para manter seu brilho ao máximo e suas pedras semipreciosas no lugar.

Aqui estão 10 dicas que você precisa para cuidar melhor de suas joias e das gemas que a chamam de lar.

1. Manuseie com cuidado

Ao colocar anéis e outras joias, nunca pressione diretamente as próprias pedras. Empurrar anéis ou puxar pulseiras pelas pedras pode afrouxar os fechos, o que pode levar rapidamente à perda de pedras.

Em vez disso, certifique-se de que você está empurrando os anéis segurando apenas a banda. Ao prender as pulseiras, certifique-se de que as pedras estejam voltadas para cima e sem pressão do braço ou de outras superfícies.

2. Use com responsabilidade

As joias podem ser a parte mais duradoura do seu guarda-roupa, desde que você as use com responsabilidade. Na dúvida, lembre-se da regra de ouro: o último a colocar e o primeiro a tirar.

Certifique-se de colocar seus anéis e outras jóias por último, depois de suas roupas, cabelo e maquiagem. Isso garantirá que ele fique fora do alcance de spray de cabelo, maquiagem e outros produtos químicos que possam afetar as pedras e metais. Suas roupas também não vão prender e puxar acidentalmente nenhum fecho ou encaixe.

Lembre-se sempre de remover suas joias antes de realizar atividades extenuantes ou algumas tarefas. A academia, por exemplo, não é o lugar para sua Pulseira Prata com Berloque! 

Tarefas como jardinagem, lavar a louça e outros tipos de limpeza doméstica também devem ser feitas sem jóias. Isso garante que os impactos acidentais sejam reduzidos ao mínimo e seus anéis permaneçam livres de produtos químicos.

3. Limpeza Inteligente

As joias duram melhor quando limpas regularmente. Ele impede o acúmulo de produtos químicos potencialmente nocivos e mantém as pedras livres de elementos que podem arranhá-las ou turvá-las.

Mas antes de aplicar remédios caseiros como pasta de dente e amônia, é importante revisar o que funcionará e o que não funcionará para as diferentes gemas da sua coleção.

Em caso de dúvida, a maioria dos limpadores de joias preparados comercialmente são seguros, mas cuidado extra deve ser tomado com jóias e pedras particularmente sensíveis, como pérola e âmbar.

Jóias nunca devem ser esfregadas. Em vez disso, use uma escova macia para limpar e polir suavemente. Um palito de dente é ótimo para remover acúmulos de sujeira ou poeira, mas seja gentil. A paciência é realmente uma virtude quando se trata de limpeza de joias.

4. Não se esqueça de polir

O polimento de joias pode restaurar o brilho das peças mais amadas. Basta lembrar que a não é preciso fazer tanta força. 

As joias só devem ser polidas com um pano macio e sem fiapos ou camurça. Mesmo o tecido pode deixar arranhões finos no metal e nas pedras, o que enfraquecerá até as gemas mais duras ao longo do tempo.

5. Armazene com segurança

Mesmo as joias mais usadas devem ser armazenadas com segurança quando não estiverem adornando uma mão, pescoço ou pulso. A pior coisa que você pode fazer por suas semijoias é jogá-las em uma gaveta ou em um prato em sua cômoda.

Para garantir que sua joia permaneça livre de arranhões e impactos, ela deve ser armazenada exatamente como você a comprou. A prata esterlina fica melhor em uma bolsa ou caixa anti-manchas. Os anéis devem ser guardados separadamente, nos compartimentos acolchoados de uma caixa de joias ou na caixa em que vieram.

Temperatura, secura e luz solar também desempenham um papel no armazenamento adequado de joias. A luz do sol pode descolorir ou danificar certas pedras. Outros materiais extraem umidade do ar, portanto, o armazenamento em uma área seca ou climatizada deve ser evitado.

6. Tenha cuidado com a luz e o calor

A luz do sol forte pode causar estragos em certas gemas, então não fique colocando seus anéis no parapeito da janela enquanto estiver lavando a louça. A luz do sol pode danificar as opalas em particular, pois o calor e a luz secam a água na pedra, causando turvação ou mudança de cor.

Mudanças radicais de temperatura, principalmente durante a limpeza, devem ser evitadas a todo custo. Uma mudança rápida de frio para quente pode tornar os metais e algumas pedras quebradiços e mais propensos a rachar ou quebrar.

7. Verificações regulares

Assim como seu carro precisa de inspeções e manutenções regulares para continuar funcionando bem, suas joias também precisam.

É uma boa regra ter suas joias verificadas por um joalheiro credenciado a cada três a seis meses. Eles podem inspecionar suas pedras e metais quanto a desgaste ou quebra e apertar quaisquer acessórios que precisem.

8. Conheça seus metais

Muitos metais preciosos e semipreciosos se comportam da mesma forma, mas nem todos o fazem. Conhecer as diferenças entre ouro, prata esterlina, platina e titânio ajudará bastante a garantir que você cuide de suas joias adequadamente.

O exemplo óbvio aqui é a prata. A prata é mais macia do que a maioria dos outros metais preciosos e, portanto, é mais propensa a arranhões e outros danos. Você não escolheria um anel de casamento de prata a menos que fosse rigoroso com seus cuidados diários.

A prata também mancha, o que afeta a maneira como você a armazena e limpa. Você não iria guardar um anel de platina ou ouro em uma bolsa antimanchas. A exceção para a prata ser suscetível a manchas é se ela tiver sido finalizada com um banho de ródio.

9. Conheça suas pedras semipreciosas e outras gemas

Este ponto é um pouco mais complicado do que se familiarizar com os diferentes metais da sua coleção. Existem mais de 130 espécies de minerais que foram lapidadas em uma variedade ainda maior de pedras preciosas e todas elas têm seus próprios comportamentos.  

Você deve pelo menos se familiarizar com o cuidado e a limpeza de qualquer semijoia em sua própria coleção. Para fazer isso, você deve aprender sobre qual influência é a durabilidade de uma joia. E não, não estamos falando apenas de sua dureza!

A durabilidade das gemas é medida de 3 maneiras: 

  1. Dureza, ou seja, resistência a arranhões e abrasões.
  2. Dureza, ou é a resistência a lascar e quebrar.
  3. Estabilidade ou resistência a produtos químicos, calor, luz e umidade.

Uma vez que você saiba onde estão suas próprias pedras preciosas e semipreciosas, você saberá como cuidar melhor delas.

10. Aproveite!

Jóias são compradas para serem usadas e usadas para serem apreciadas! Não deixe que a superproteção de suas pedras semipreciosas as afaste do centro das atenções. Com um pouco de cuidado e essas dicas, você garantirá que sua joia viva melhor nas próximas décadas.